assinatura enfermagem transparente ret
logo ufcat
logoibiotec2
84sben8

CURSO DE ENFERMAGEM DA UFCAT REALIZA a 84ª SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM EM PARCERIA COM A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM-SEÇÃO GOIÁS

O Curso de Enfermagem realizou entre os dias 15 e 19 de maio a 84ª Semana Brasileira de Enfermagem em parceria com a ABEn-Seção Goiás com atividades remotas e presenciais, cujo tema central foi: “Valorização do Trabalho em Enfermagem com Desenvolvimento Sustentável e Bem Viver”.

84sben8

 

A Profa Juliana Martins de Souza, organizadora do evento e diretora de educação da ABEn-GO destaca a importância do evento para o curso, que pela primeira vez ocorreu em parceria com a ABEn-GO, o que possibilitou uma troca de conhecimento com profissionais, estudantes e docentes de outros municípios.

“A Semana de Enfermagem é um momento muito importante para a profissão, pois é um espaço para discussões, reflexões, fortalecimento, visibilidade e valorização da enfermagem e do seu campo de conhecimento.”ressalta a professora.

84sben6

 

 No dia 15/05, a abertura ocorreu de forma remota seguida de um debate sobre a Valorização da Enfermagem, com discussão sobre a implementação do Piso Salarial da Enfermagem com a presença da Presidente da ABEn Nacional Jacinta de Fátima Sena da Silva, a Presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros Solange Aparecida Caetano e a Deputada Federal e enfermeira Carmem Zanoto.

 No dia 17/05, as atividades ocorreram de forma presencial e simultânea na UFCAT e em Goiânia. Na UFCAT, no período da manhã, foram ofertados 4 minicursos com as temáticas: Suporte Básico de Vida, Mitos e tabus do aleitamento materno, Auriculoterapia– uma prática de cuidado para profissionais da área da saúde e Aspectos essenciais na abordagem de enfermagem no cuidado a pessoas com lesões. No período da tarde foram apresentados os trabalhos científicos na modalidade oral e logo em seguida, houve uma Sessão Solene de Homenagens a profissionais de enfermagem indicados como profissionais que são destaques na valorização da profissão. Neste dia contamos com a presença da presidente a ABEn-Seção Goias, Maria Marta Catalayud, e a Secretária Geral Evandra Costa.

 84sben4

84sben2

84sben5

84sben

84sben7

84sben10

84sben11

No último dia de evento, dia 19/05, ocorreu uma roda de conversa com profissionais da área sobre a História da Enfermagem catalana e região, seguido de belíssimas apresentações dos acadêmicos do primeiro período sobre esta temática e para finalizar os monitores do evento organizaram um QUIZ com está temática. No período da tarde as atividades seguiram de forma remota com uma mesa redonda com a temática “Valorização da enfermagem e bem viver profissional” e a palestra de encerramento do evento teve como tema “Ação Política da Enfermagem para o Desenvolvimento Sustentável e o Enfrentamento de Iniquidades Sociais”.  No encerramento também houve a premiação dos trabalhos científicos.

84sben12

 84sben9

84sben3

Para maiores informações acesse nossas redes sociais, Instagram: @abengoias e @denf_ufcat

 

Disponibilizamos o link com alguns registros fotográficos do evento: https://drive.google.com/drive/folders/1qmyjVeBlboAyMFJeUKk8e7XHI1mPM0Ni?usp=sharing