assinatura enfermagem transparente ret
logo ufcat
logoibiotec2
PSE

Curso de Enfermagem participa de Reunião entre Secretaria Municipal de Saúde e de Educação de Catalão-GO para Programação do PSE 2023-2024

No dia 20 de março de 2023 no período vespertino, reuniram-se na sede da Secretaria Municipal de Educação de Catalão/GO, com as representantes da Secretaria Municipal de Educação Eliana Machado de Canêdo Borges e Luciana Nunes (Coordenação do Ensino Fundamental), a representante da Secretaria Municipal de Saúde Enfermeira Mariana Mundim (Coordenação de Programas), acompanhada pelas professoras do Estágio Curricular Obrigatório – Atenção Básica (ECO-AB) Ivânia Vera, Juliana Martins e Nunila Ferreira (Curso de Enfermagem-UFCAT).

pse 3

O objetivo da reunião foi planejar as atividades de preparação para execução do Programa Saúde na Escola (PSE) no ano de 2023, entre as duas secretarias envolvidas nessa proposta intersetorial que agrega as áreas da Saúde e da Educação possibilitando a ampliação e fortalecimento do grupo de trabalho voltado para a Saúde das Crianças e Adolescentes do município de Catalão-GO, no âmbito escolar.

pse 2

O PSE foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007 e apresenta 13 eixos a serem trabalhados nas escolas (abaixo indicados no biênio 2023-2024). Em cada escola serão trabalhados três eixos, sendo obrigatório “prevenção a COVID-19” e outros dois são escolhidos em parceria com a direção da escola/demanda apresentada a Unidade Básica de Saúde (UBS) responsável pela escola. Este ano, serão contempladas 10 escolas Municipais e uma Estadual. As atividades deverão acontecer no período letivo escolar do município em consonância com o calendário da UFCAT – Disciplina de ECO-AB. Dentre os 13 eixos serão obrigatórios no biênio 2023-2024 “prevenção a COVID-19” e outros dois escolhidos em parceria com a direção da escola/demanda apresentada a UBS responsável pela escola.

Eixos PSE (BRASIL, 2007)
1. Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;
2. Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;
3. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
4. Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos;
5. Prevenção das violências e dos acidentes;
6. Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;
7. Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
8. Verificação e atualização da situação vacinal;
9. Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;
10. Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.
11. Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; e
12. Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.
13. Prevenção à COVID-19 nas escolas (obrigatório)

PSE IMPRESSOS

Na ocasião, houve apresentação dos materiais confeccionados no ano de 2020-2021 pelos Estudantes de Enfermagem que cursaram a Disciplina de Processo de Cuidar da Criança e do Adolescente I e PET-Saúde Interprofissionalidade, com os temas voltados para os eixos do Programa Saúde na Escola (PSE), uma política intersetorial da Saúde e da Educação, que visa ações de promoção, prevenção e atenção à saúde de crianças e jovens da rede pública de ensino, integrando e articulando permanentemente a escola e a saúde.

Importante mencionar que a realização do Programa Saúde na Escola municipal acontece há 04 anos em estreita vinculação com o Plano de Ensino e cronograma de atividades da disciplina ECO-AB, indicando a presença e inserção do Curso de Enfermagem nas ações de saúde da população e rotina de diferentes serviços da Rede de Atenção à Saúde.

pse 1

Como resultados da referida reunião foi planejada e agendada uma Oficina a ser realizada em abril com presença de representantes da Secretaria Municipal de Educação e de Saúde de Catalão, diretores das Escolas pactuadas no PSE (2023/2024), Enfermeiros coordenadores das Unidades Básicas de Saúde da Família, estagiários e professores orientadores da disciplina ECOAB (2023/1).

PSE

Fotos: Profª Nunila e Prof Ivânia.

Fonte: Departamento de Enfermagem