assinatura enfermagem transparente ret
logo ufcat
logoibiotec2
Simulação Realística Luipa b

Departamento de Enfermagem - Inauguração do Laboratório de Simulação Realística

18 de janeiro de 2022 foi dia de inaugurar o Laboratório de Simulação Realística do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Catalão UFCAT.

 

Simulação Realística Luipa b

 

Durante o período pandêmico, dentre as várias melhorias realizadas nos laboratórios do Departamento de Enfermagem da UFCAT, talvez a principal e mais esperada delas tenha sido a reforma e estruturação do Laboratório de Simulação Realística, além da manutenção do simulador realístico de alta fidelidade.

O espaço físico conta com uma ante-sala - onde expectadores acompanham ao caso simulado; o ambiente simulado - onde os envolvidos com a simulação realística prestam a assistência necessária durante a cena; e a cabine de comando - onde o profissional responsável emite comandos ao simulador realístico, fazendo com que o mesmo represente com alta fidelidade um paciente com seus sinais e sintomas.

O principal objetivo deste laboratório é propor um ambiente simulado de atendimento ao paciente, permitindo ao aluno aprimorar seu conhecimento e proporcionar maior satisfação e autoconfiança na aprendizagem.

Tivemos uma experiência muito positiva com o primeiro grupo da disciplina de Processo de Cuidar Adulto e Idoso II, dirigido pela professora Luipa Michele Silva, que propôs aos alunos o atendimento a um paciente com doença respiratória em internação.

Durante a simulação, parte do grupo assiste ao caso simulado e após o término, o grupo se reúne para discutir o caso, em um momento denominado debriefing

Abaixo, mais registros desse dia.

 

Simulação Realística Luipa d
Caption

 

Simulação Realística Luipa e
Caption

 

Simulação Realística Luipa f
Caption

 

Simulação Realística Luipa c
Caption

 

Simulação Realística Luipa
Caption

 

Simulação Realística Luipa a
Caption

 

Simulação Realística Luipa h
Caption

 

Fonte: Departamento de Enfermagem DENF