assinatura enfermagem transparente ret
logo ufcat
logoibiotec2
LOGOINFORMA largo

Departamento de Enfermagem da UFCAT Colabora em Ações de Vigilância Epidemiológica no Município de Catalão GO.

O Departamento de Enfermagem tem colaborado em ações monitoramento de casos suspeitos de COVID-19, bem como de seus devidos contatos, em parceria com o Núcleo Vigilância Epidemiológica (NVE) da Secretaria Municipal de Saúde de Catalão.

vig.epidemio

Todos os casos suspeitos foram, e são primariamente atendidos e notificados por unidades de pronto atendimento da rede pública e particular do município de Catalão, sendo repassados ao NVE, que por sua vez notifica para o Ministério da Saúde.

A partir desses dados, o monitoramento telefônico diário desses pacientes tem papel resolutivo para os casos leves - que recebem orientações de isolamento domiciliar até a sua alta - sendo possível a identificação precoce de agravo do quadro e encaminhamento rápido e correto do paciente para centros de referência caso seja necessário, garantindo a coordenação do cuidado.

Desde o dia 06 de abril, parte destas atividades começaram a ser desenvolvidas dentro da UFCAT com participação de professores e estudantes do curso de Enfermagem. Para o monitoramento contamos com o sistema RPCOVID-19 desenvolvido em parceria com o Prof. Dr. Ricardo Couto Antunes da Rocha do Departamento de Ciência da Computação desta instituição.

Texto: Ligia Maria Maia de Souza

Edição: Mayani Thais Lopes

 

 

Fonte: Departamento de Enfermagem - UFCAT