Quinta edição do Curso Internacional de Pesquisa-ação Participativa em Saúde em Portugal (CIPaPS)
Os professores Alexandre de Assis Bueno e Renata Alessandra Evangelista, do Curso de Enfermagem, da UFCAT participaram como formadores daquinta edição do Curso Internacional de Pesquisa-ação Participativa em Saúde(CIPaPS) na Escola Superior de Enfermagem (ESEnfC), organizado por ICPHR & IREFREA Portugal, no âmbito do Projeto estruturante PEER (UICISA:e, 2009)entre os dias 03 a 06 de fevereiro de 2020, totalizando 30h.
O curso teve como coordenadora geral, a professora Irma Brito da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra/Portugal - (ESEnfC) com a colaboração de Fernando Mendes (IREFREA Portugal), Agostinha Corte (ESSG), Marcia Cruz (ESEP), Maria do Céu Barbiéri (ESEP), Lina Marcia Migueis Berardinelli (UERJ, RJ), Alexandre de Assis Bueno (UFCAT, GO) e Renata Alessandra Evangelista (UFCAT, GO).
Formadores do V CIPaPs – Portugal. Da esquerda para direita: Alexandre Bueno, Renata Evangelista, Irma Brito, Lina Berardinelli, Márcia Cruz e Fernando Mendes
O curso tem o objetivo de capacitar pesquisadores da área da saúde para: (re)conceber projetos que incluem os sujeitos-alvo no seu desenvolvimento (mais participativos); (re)estabelecer indicadores de processo, de resultado e de impacte (mais objetivos); disseminar melhor os resultados de boas práticas; implementar o modelo PEER-IESS-Instituições de Ensino Superior Salutogénicas (Brito & Mendes, 2009).
Estiveram presentes 26 pesquisadores do Brasil, Cabo Verde e Portugal, que apresentaram 11 projetos de Pesquisa-ação Participativa em Saúde com temas diversos de intervenções grupais para: saúde escolar, reorganização dos serviços de saúde; melhoria das práticas dos enfermeiros, adesão ao modelo PEER-IESS e universidades promotoras de saúde.
Internacionalmente, há um crescente interesse na aplicação da pesquisa-ação participativa (PaPS) pois esta abordagem de pesquisa não só permite a cocriação de conhecimento com os sujeitos-alvo da pesquisa, como pode gerar dados para a resolução de problemas de saúde e para a mudança social.
Este curso direciona-se para profissionais de saúde, pesquisadores e docentes de Instituições de Ensino Superior que pretendam gerir projetos de intervenção com abordagem mais participativa e centrada nas pessoas/grupos.
Papel da liderança na pesquisa-ação participativa, definindo funções: “peerresearch”
Texto: Profª Dra Renata Evantelista
Fonte: Curso de Enfermagem / IBIOTEC / UFCAT
Categorias: Pesquisa em saúde Curso de capacitação