forum 2

Fórum de Escolas de Enfermagem de Goias

Representantes do Curso de Enfermagem da UFG/RC participam do primeiro Fórum de Escolas de Enfermagem de Goias.

forum 2

Nesta segunda feira, ocorreu em Goiânia/GO o primeiro Fórum de Encolas de Enfermagem de Goias, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO), com apoio da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Goiás (ABEn).

forum 1

Estiveram representando o curso de Enfermagem da UFG/RC, a coordenadora Profª Dra Juliana Martins de Souza, a Profª Ms Anna Paula de Mendonça Barros e a TAE do curso, Enfª Esp Mayani Thais Lopes.

Na ocasião, gestores, coordenadores e docentes de cursos de graduação em Enfermagem do Estado de Goiás, bem como alunos e técnicos administrativos participaram do evento que teve como assuntos discutidos: a Campanha Internacional Nursing Now, que vem em prol da valorização do profissional de enfermagem; O enfermeiro de práticas avançadas de enfermagem no contexto da atenção primária; O cenário atual no ramo da pesquisa e inovação pela Enfermagem e de que forma a profissão contribui para a melhoria da qualidade de vida e de saúde.

Na segunda etapa do evento foram realizados grupos de trabalhos (GT) para discussão de temas e levantamento de propostas. O GT dos gestores e coordenadores de cursos discutiram a respeito de competências e ferramentas para a gestão acadêmica, bem como sobre as diretrizes curriculares. Já, o GT dos docentes e TAEs discutiram sobre metodologias ativas no ensino-aprendizagem em Enfermagem, onde puderam compartilhar suas experiências da aplicabilidade no ensino ensino, enquanto o GT dos alunos discutiram sobre liderança e integração estudantil nas Ligas Acadêmicas e Núcleos de Pesquisa.

Ao término, foram apresentadas as propostas de cada grupo à comunidade presente.

Durante o evento estiveram presentes representantes do Conselho Federal de Enfermagem - COFEN para divulgação do curta-metragem "Quando nasce uma heroína", produzido pelo COFEN. A exibição é feita através do óculos 360º, e conta a história da enfermeira Anna Nery, representada em uma cena de atendimento à um soldado paraguaio ferido, com imagens de ficção em realidade virtual, aonde a heroína interage com o espectador.

forum 3

Texto: Mayani Thais Lopes.

Categorias: Enfermagem Fórum