assinatura enfermagem transparente ret
logo ufcat
logoibiotec2
LOGOINFORMA largo

Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) cria frentes de trabalho para enfrentamento do COVID-19

LOGOINFORMA-LARGO

Após ampla discussão entre os servidores do Departamento de Enfermagem, foram criadas frentes de trabalho como proposta de ação para o enfrentamento da COVID - 19 junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Município de Catalão - GO em parceria com a Universidade Federal de Catalão (UFCAT).

Em parceria contínua com a SMS de Catalão, GO, visando o enfrentamento da COVID - 19, o Departamento de Enfermagem da UFCAT, integrante da Unidade Acadêmica de Biotecnologia (IBIOTEC) da referida universidade, trabalha continuamente mantendo as discussões e normativas do cenário atual e criou frentes de trabalho para delinear as atividades à serem devolvidas, sendo essas:

• Comissão de Gestão e Planejamento de Enfrentamento ao COVID - 19;
  • Comissão de Comunicação e Educação em Saúde;
  • TeleCovid: linha 0800 para esclarecimento de dúvidas à população e telemonitoramento dos casos confirmados e suspeitos;
  • Participação junto à Vigilância Epidemiológica e Sanitária da SMS de Catalão;
  • Participação na organização e execução da Campanha de Vacinação.

A Comissão de Gestão e Planejamento de Enfrentamento ao COVID - 19 têm participado de reuniões internas com os demais cursos do IBIOTEC, assim como com a reitoria e a SMS para articular as ações. Os demais cursos da Unidade se colocaram à disposição e estão atuando em estratégias que auxiliem a frente de trabalho e a população, em geral, na elaboração de planilhas e gráficos, a confecção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) nas impressoras 3D, vídeos de atividades físicas e lúdicas que possam ser desenvolvidas em casa, aconselhamento psicológico, entre outras.

A Comissão de Comunicação e Educação em Saúde criou um Instagram do Departamento de Enfermagem (https://www.instagram.com/denf.ufcatalao/) para divulgar informações sobre o COVID - 19 à comunidade acadêmica e população em geral. Também está trabalhando junto aos alunos do curso, estimulando a atualização sobre o tema por meio de cursos virtuais.

O TELECOVID, uma central de 0800 para esclarecimento de dúvidas à população e tele-monitoramento dos casos confirmados e suspeitos está sendo instalado nas dependências da UFCAT (Laboratório de Grupos - Bloco M), e na sexta-feira (27/03) os alunos receberão o treinamento para atuarem no 0800 e iniciam as atividades na segunda-feira.

O TeleCovid será composto por linha telefônica composta por quatro ramais que funcionarão, à princípio, das 8h às 18h nas dependências do Departamento de Enfermagem. Somada a essa estratégia, será realizado telemonitoramento dos casos suspeitos e confirmados, visando contribuir na estratégia de acompanhamento da evolução dos sinais e sintomas, bem como na orientação das dúvidas da população. A estratégia contará também com o apoio dos integrantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET Saúde, grupo ao qual os cursos de saúde da UFCAT atuam de forma exemplar, que auxiliarão nas atividades relacionadas à produção de materiais informativos, como vídeos, orientações nas redes sociais, dentre outras modalidades que forem julgadas pertinentes.

Os professores do Departamento de Enfermagem estão atuando junto a Vigilância Epidemiológica e Sanitária do município com o monitoramento dos casos suspeitos e do caso já confirmado.

Em consonância com a Portaria Nº 356, de 20 de março de 2020, a qual dispõe sobre a atuação dos alunos dos cursos da área de saúde no combate à pandemia da COVID - 19, os alunos do nono período do curso de enfermagem foram convidados a retornarem e a auxiliarem no TeleCovid e, mediante a organização da Campanha de Vacinação, o retorno dos mesmos às Unidades de Saúde da SMS para essa ação específica da vacinação do calendário proposto pelo Ministério da Saúde.

O Departamento de Enfermagem da UFCAT reafirma o seu compromisso social com a comunidade e tem trabalhado arduamente para juntos combatermos a atual pandemia.

Texto: Juliana Martins da Silva

Fonte: Departamento de Enfermagem