promoo

Promovendo a saúde na comunidade

Alunos do segundo período do curso de Enfermagem (Turma XI) da UFG/RC realizaram atividades de intervenção em UBSF do município de Catalão/GO.

promoo

Alunos do segundo período do curso de Enfermagem (Turma XI) da UFG/RC realizaram atividades de intervenção em UBSF na região da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Maria Carolina de Mesquita Netto que abrange um território de 19 bairros próximos e longínquos ao Bairro Castelo Branco, município de Catalão/GO.

Os projetos de intervenção são frutos da disciplina de Promoção da Saúde, ministrada pelas profª Dra Calíope Pilger e  profª Ms Anna Paula Mendonça Barros e surgiram após imersão dos alunos no território da UBSF.

promo12

Foi utilizando como metodologia do Arco de Maguerez que consiste em cinco etapas: 1. Observação da realidade – o qual os alunos buscaram indivíduos promotores de saúde na comunidade; 2. Levantamento de pontos chaves das visitas domiciliares (potencialidades e fragilidades); 3. Teorização: os alunos buscaram na literatura estudos que pudessem embasar as questões levantadas; 4. Hipótese de soluções: Elaboraram projetos de intervenção que foram apresentados primeiramente aos membros da equipe de saúde da UBSF e após aprovação das ideias, partiram para o ultimo passo, 5. Aplicação da realidade.

Foram elaborados cinco projetos:

• Saúde da Vizinhança – que consistiu em levar ações de saúde em bairros distantes da UBSF. Esta atividade aconteceu em um stand cedido no bairro Alvino Albino onde foi verificado sinais vitais, glicemia capilar (parceria com ADISGO), teste rápido de Hepatite B e C, Sífilis e HiV (parceria com CTA), orientação de educação em saúde e distribuição de água (parceria com SAE).
  • Horta terapêutica: cuidados para corpo e mente – Criação de horta nas dependências da UBSF com hortaliças com o ideal de proporcionar, além do incentivo à alimentação saudável que os usuários do grupo de saúde mental da unidade cultivem e criem estratégias de bem estar.
  • Condimentando saúde – Criação de horta suspensa de temperos (alho poró, alecrim, hortelã, salsa, coentro, cebolinha) com distribuição de mudas e livro de receitas de pacientes do Hiperdia da UBSF
  • Cuidando de quem cuida – Com o ideal de promover melhor qualidade de vida aos cuidadores de pacientes acamados da área, foi proporcionado tarde de autocuidado e relaxamento com escalda-pés, automassagem e meditação guiada, além de um delicioso e requintado lanche.
  • Construção de um espaço de convivência para a promoção da saúde comunitária – A elaboração de um local de encontro e bem estar, além de trazer a comunidade até a unidade de saúde, foi a estratégia elaborada por este projeto. Na oportunidade os usuários participaram de dança circular indígena e bate papo sobre educação e promoção da saúde ocasionando em interação aos que lá estavam.

Abaixo, alguns registros das atividades:

Saúde da Vizinhança

promo6

Horta Terapêutica:

promo13

promo10

promo9

Condimentando saúde:

promo7

promo11

promo8

Cuidando de quem cuida: